introducao

Jornada dos Arquétipos pelo Tarô

O que é o Tarô?

O Tarô é um conjunto de lâminas com desenhos que é utilizado de duas formas: a primeira é um para um estudo do conhecimento das idades, com sabedorias milenares que suas figuras representam e a segunda forma é utilizando o Tarô como forma de oráculo.

Usaremos aqui o tarô das Tradições antigas que possui a uma sequência de cartas que na verdade é um caminho a ser percorrido por cada pessoa no caminho de sua evolução.

Este caminho atualmente é muito conhecido pela psicologia, através de C.G.Jung, que estudou o Tarô e nos trouxe o entendimento que esta ferramenta nos conduz a individuaçãoatravés dos Arquétipos nele representados.

O Tarô é um conjunto de lâminas com desenhos representativos da vida e do universo, composto de imagens simbólicas que interagem diretamente com o nosso subconsciente,pois formam um conjunto completo de Arquétipos e situações vivenciadas pelo homem.

Primeira parte do Tarô

Arquétipos são aspectos interiores de cada um de nós e são representados pelos Arcanos Maiores e só é percebido internamente e que pode ser entendido como mundo sutil, onde a informação inteligente e a energia sutil se integram para gerar tudo que existe. Chamamos essa esfera de Mundo Objetivo ou Mundo Real, pois é a realidade que Permanece e permeia a tudo, ligada a essência de todo o Universo manifesto e imanifesto, além de toda imaginação humana, mas que interagem diretamente com a vida humana, pois o homem está inserido neste universo maior.

Segunda parte do Tarô

A segunda parte do Tarô, representada pelo O Louco” (Arcano 21 nas tradições antigas e pelo zero nas mais modernas) é a pessoa ciente da sua evolução e dos recursos que possui, como a sua Personalidade, sua sensibilidade, seus pensamentos e ações em diversas áreas da vida. São ligados ao mundo Psíquico do Homem, os aspectos externos. É o caminho do homem em direção a sua evolução.

Este mundo externo do homem é conduzido pelo Universo interno, sutil, a essência. Por esse motivo que faremos esta Jornada dos Arquétipos, para compreendermos o “Caminho” e essas energias sutis que estão nos direcionando inconscientemente o tempo todo.

Somos a Imagem e Semelhança de Deus, da Essência, do Criador, da Fonte de Tudo que existe e que está além da existência. Temos o livre arbítrio para conduzirmos as nossas experiências e a mente consciente é uma pequena porta aberta que nos conduz novamente a Fonte.  Conhecendo seu caminho, podemos percorrer esta Jornada de retorno e identificar os elementos na nossa vida e teremos maiores chances de escolhas acertadas.

Terceira parte do Tarô

A terceira parte do Tarô é o mundo externo, concreto, físico, as relações na sociedade e na vida, representada pelos Arcanos Menores.

O Mundo Físico é uma criação do homem, já que este possui o Poder da Criação como imagem e semelhança de Deus. É um espelho que reflete o mundo interior de cada um e o mundo coletivo.

O conjunto destas 3 partes nos mostra o conjunto que forma o mundo material, imaterial e o homem inserido nesta realidade realizando a sua evolução.

Então convido você a participar deste Calendário Interativo, que irá nos conduzir a esta Jornada dos Arquétipos através do Tarô. A cada dia falaremos de um Arquétipo e estaremos dando um passo a mais na nossa conscientização de nosso Mundo Interior e como ele se manifesta na nossa Vida exterior.

Percorremos esta Jornada durante toda nossa vida, desenvolvendo apenas um ou dois desses Aspectos/Arcanos em profundidade e ao mesmo tempo podemos vivenciar todos os aspectos durante somente um dia. Esta é a Jornada da Vida.

Faremos esta jornada como um reconhecimento prático de todas Energias Essenciais que vivenciamos todos os dias e por toda nossa vida. Deixaremos para outra oportunidade o estudo do Tarô de forma oracular.

 

Continua

 

Leave a Comment